Conheça as 6 estratégias para poupar combustível


2023-10-20



Se precisa de automóvel para se deslocar, existem algumas estratégias a adotar para que possa reduzir a fatura. Saiba quais.
 
Aproveite cartões e vales de descontos
Para poupar na fatura, deve aproveitar todos os descontos que conseguir na hora de abastecer. Existe uma grande variedade de cartões que dá descontos de vários cêntimos por litro aos consumidores ou permite a acumulação de pontos para descontar nos abastecimentos seguintes.
 
Esteja atento à pressão dos pneus
A pressão dos pneus influencia o consumo de combustível. Os pneus em mau estado reduzem a eficiência de rolamento, obrigando a um maior esforço do motor, logo a maiores consumos. Quanto menor a pressão dos pneus, maior será o consumo da gasolina e do gasóleo. Também o mau alinhamento da suspensão pode representar gasto adicional de combustível.
 
Não se esqueça da importância da manutenção
A manutenção do carro garante que o funcionamento do carro está em boas condições. Assim, se não tiver o cuidado de respeitar os períodos recomendados pelo fabricante para manutenção, dificilmente conseguirá manter a boa saúde do motor o que, muito provavelmente, vai resultar em consumos desnecessários. Por isso, não descure da manutenção e não adie a ida à oficina.
 
Evite o ar condicionado
A utilização do ar condicionado pode aumentar o consumo do combustível. Por isso, use o ar condicionado apenas em situações necessárias. E não selecione uma temperatura demasiado inferior à do exterior. Se tiver mesmo de o ligar, desligue cinco minutos antes de chegar ao seu destino, mantendo apenas a ventilação a um nível alto.
 
Troque as mudanças no tempo certo
Se fizer aumentar muito as rotações do motor e não fizer a passagem de caixa no tempo ideal, vai aumentar o consumo de combustível. Muitos dos novos modelos têm já um aviso que indica quando deve mudar a mudança. De qualquer das formas, para poupar não estique a mudança ou não deixe as rotações descerem muito de forma a que o motor comece a dar sinais de falta de força.
 
Tente não fazer viagens muito curtas
Pode sem sempre ser é fácil, mas deve evitar os percursos muito curtos. Isto porque arrancar com o motor frio consome combustível extra. Sempre que puder, planeie o trajeto para combinar várias distâncias curtas, especialmente nas situações em que o motor ainda está frio. Em alternativa, comece com uma viagem mais longa para aquecer o motor, fazendo depois as viagens mais curtas.


Tags:





« Voltar

Newsletter


Subscreva a nossa Newsletter